Dez marcas detêm 82% da participação no mercado de inversores FV

Agência / 28/06/2022 / Energia Solar

Um levantamento realizado pela Wood Mackenzie, empresa de pesquisa e consultoria do setor de energias renováveis, apontou que os dez principais fornecedores globais de inversores fotovoltaicos tiveram 82% de participação no mercado mundial em 2021.

Trata-se de um aumento de dois pontos percentuais em relação a pesquisa de 2020, quando estas mesmas empresas registaram uma participação de 80%.

“Apesar do aumento dos preços das matérias-primas, dos desafios da cadeia de suprimentos e das construções atrasadas, os embarques globais de inversores FV continuam a subir e os principais fornecedores se tornarem maiores”, disse Annie Rabi Bernard, analista de pesquisa da Wood Mackenzie.

Segundo o estudo, o crescimento das marcas tem relação direta com o crescimento dos mercados europeus, indiano e de países da América Latina, onde houve apoio governamental significativo em prol das metas globais para descarbonização do planeta.

Em termos de alcance geográfico, a Ásia-Pacífico consumiu mais da metade dos embarques globais de inversores fotovoltaicos do ano passado (116.064 MWac).

Os embarques para a China, Índia e Austrália foram responsáveis pelo aumento da demanda, com a Huawei e a Sungrow mantendo seu domínio na região.

Na Europa, por sua vez, foram 23% de participação no mercado global no ano passado, com 50.770 remessas. O resultado aumentou a capacidade local de envio de inversores em mais de 17.000 MWac em 2021, um crescimento de 52% em relação ao ano anterior.

“Alemanha, Itália e Holanda, e a ambiciosa meta da Polônia de 7.300 MWac de energia solar fotovoltaica até 2030 contribuíram para o aumento significativo”, destaca a Wood Mackenzie.